terça-feira, 18 de junho de 2013

Um pouco da Biografia de Audrey Hepburn

 
 
Audrey Hepburn (1929-1993) foi uma atriz belga. "A Princesa e o plebeu" e "A Bonequinha de luxo", são dois de vários filmes de sucesso de sua carreira. Tem sua estrela na calçada da fama em Hollywood. Foi a terceira mulher a receber as quatro premiações americanas por seu trabalho, o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony.
Audrey Hepburn (1929-1993) nasceu na Bélgica, no dia 4 de maio. Filha de Joseph Anthony Ruston, banqueiro inglês e Ella Van Heemstra, baronesa holandesa. Estudou balé e foi modelo, até ser descoberta para o cinema. Participou em pequenos filmes em França e em Inglaterra. Em 1952 estreou na Broadway, como protagonista da peça Gigi.
Em 1953 gravou o seu primeiro filme "A princesa e o plebeu", onde viveu a Princesa Ann. Em 1954 recebe o Oscar de Melhor Actriz. Nesse mesmo ano casou-se com o ator Mel Ferrer. Trabalhou na peça "Ondine" e recebeu o prémio Tony pela sua actuação. Em 1960 nasce o seu primeiro filho Sean H. Ferrer. De volta ao cinema grava "Bonequinha de Luxo", sendo indicada novamente para o Oscar. Em 1968 divorcia-se. Casa-se novamente, com Andrea Dotti, em 1970 e nasce o seu segundo filho Luca Dotti e em 1982 estava divorciada do segundo casamento.
 
Principais filmes: A princesa e o plebeu (1953), Sabrina (1954), Guerra e paz (1956), Cinderela em Paris (1957), Amor na tarde (1957), Uma cruz a beira do abismo (1957), Bonequinha de luxo (1961), Charada (1963), Minha querida dama (1964), Um clarão nas trevas (1967), Um caminho para dois (1967), Além da eternidade (1989).

 
 
Na década de 80, torna-se Embaixadora Especial para o Fundo UNICEF das Nações Unidas, de Ajuda às Crianças. Participou em missões no México, El Salvador, Equador, Venezuela, Sudão, Somália, Etiópia e Tailândia.

Em 1993 foi diagnosticada com câncer de apêndice, que espalhou-se para o cólon. Faleceu às 7 horas da noite de 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos. Encontra-se sepultada no Cemitério Tolochenaz, Tolochenaz, Vaud na Suíça. Em 1993 (póstuma), recebeu os premio Grammy pelo melhor álbum de histórias para crianças por Andrey Hepbum's Enchanted Tales e o Emmy pela melhor performance individual num programa informativo por Garden of the world. Em 2009 foi eleita a atriz mais bonita da história de Hollywood.
 
Aubrey foi aclamada como um dos maiores ícones do cinema e o seu estilo intemporal ainda influencia a moda em pleno século XXI. Alguns dos looks que usou nas superproduções de Hollywood continuam até hoje no imaginário colectivo, principalmente os criados por Givenchy. Quem não  se lembra do clássico vestido preto em “Bonequinha de Luxo” (1961)? O vestido foi considerado um das peças mais icônicas do cinema, e uma cópia foi leiloada pela Christie’s, em 2006, por cerca de US$ 920 mil. Isto sem falar no comentadíssimo decote recto do modelito usado em “Sabrina” (1954), que marcou o início da parceria entre a atriz e o estilista.



Audrey gostava de moda (não tanto quanto de chocolates) e o mundo fashion, diga-se de passagem, sempre a amou. Em 1999, a maison Ferragamo montou a exposição “Audrey Hepburn: A Woman, The Style”, com peças imortalizadas pela atriz, no museu da Marca, em Florença. Entre os seus criadores favoritos estava Valentino, que lhe foi apresentado no período em que morou em Roma, em 1968.
Audrey foi uma das mais mulheres mais elegantes do século XX, tanto que foi exemplo para Maria Callas. Inspirada no seu visual requintado e esguio, a soprano fechou a boca, emagreceu e começou a usar Givenchy. E sempre admitiu a influência.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário