domingo, 19 de maio de 2013

Poros Dilatados - Será que existe solução?

 
 
Não são apenas reflexo de uma pele oleosa mas também da idade.
 
Poros dilatados são sinónimo de brilhos inestéticos e de tez irregular, uma imagem muito distante da ideia que temos de uma pele perfeita, lisa, uniforme, como a dos bebés.
A verdade é que quase todas as mulheres, em alguma fase da vida, vão olhar para o espelho de aumentar e descobrir os tão temidos poros. E, ao contrário do que a maioria imagina, este problema não surge apenas na adolescência ou pelo acumular de impurezas e oleosidade.
A idade e a perda de elasticidade adjacente também não são amigas de uma pele uniforme. Além disso, os agressores ambientais agravam igualmente o problema, pelo que deve adotar uma série de cuidados para a preservar.
 
O que são os poros?
Os poros têm um importante papel na fisiologia da pele, uma vez que providenciam a abertura para três glândulas diferentes, nomeadamente as apócrinas (desenvolvem-se na puberdade), as écrinas (ajudam o corpo a arrefecer) e as sebáceas (segregam sebo e estão associadas ao folículo piloso, através do qual o óleo que produzem chega à superfície da pele, hidratando-a). Os poros são, normalmente, mais visíveis nas zonas do rosto onde as glândulas sebáceas são maiores, nariz e testa.
 
Porque dilatam?
São várias as causas. As paredes dos poros podem aumentar devido ao entupimento causado pela produção excessiva de sebo e pela acumulação de células mortas à volta dos poros. Por outro lado, o dano solar provoca inflamação, que pode promover a produção de óleo em excesso, bem como enfraquecer o colagénio e elastina das camadas mais profundas da pele que suportam os poros. Espremer borbulhas também pode causar inflamação e danificar permanentemente as paredes dos poros. Por fim, a desidratação aumenta as falhas entre as células, tornando os poros mais evidentes.
 
Os poros também aumentam com a idade?
Sim. À medida que envelhecemos, a renovação celular abranda, tornando a textura da pele irregular. Além disso, a elasticidade da pele diminui, fazendo com que esta fique flácida e com rugas. os poros são afetados por esta perda de elasticidade e esticam, o que os torna maiores.
 
A genética tem influência?
Sim. Os tons mais claros e as peles mais secas têm, normalmente, poros mais pequenos, enquanto as peles mais escuras e oleosas têm poros mais visíveis.
 
Quais os melhores produtos para ajudar a diminuir a aparência dos poros?
 
Existe uma enorme variedade de produtos para diminuir os poros mas nem todos cumprem o que prometem. Já usei bastantes mas os que mais gostei foram estes três:
 
 
 
Pore Minimizer Refinig Serum
· Um serum leve e sem óleo que minimiza a aparência dos poros a longo prazo, ao fortalecer as suas “paredes” através do recurso a difusores ópticos;
 · Previne a obstrução futura dos poros;
 · É adaptado a todos os tipos de pele – das mais jovens às mais maduras – e deve ser aplicada de manhã e à noite.
Pore Minimizer T-Zone Shine Control· Uma textura em creme-gel que dá um efeito mate à pele, como se tivesse acabado de aplicar pó;
· De efeito imediato, controla o brilho ao longo do dia, ao minimizar a produção de óleo;
· Pode ser utilizado sozinho ou por cima da maquilhagem.

 
A linha Pore Minimizer da Clinique é composta por cinco produtos específicos que actuam de forma individual e sinérgica para prevenir os poros dilatados, disfarçar a sua aparência e controlar o brilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário