quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lição de Lavagem dos Cabelos

 
 


Um cabelo bonito e saudável, cheio de brilho e volume, começa na lavagem. Um gesto aparentemente simples mas com as suas regras. Lavar o cabelo foi talvez o primeiro tratamento de beleza que aprendeu. Mas já alguma vez parou para pensar se o está a fazer como deve ser? Embora à maioria das pessoas esta pergunta pareça despropositada, a verdade é que há erros que se cometem no momento da lavagem que podem estragar o cabelo. Um dos descuidos mais frequentes é usar um champô inadequado para o seu tipo de cabelo. Repetir esse gesto vezes a fio só prejudica o cabelo e nem a experiência e perícia do melhor cabeleireiro conseguem dar-lhe vida.





O segredo é enxaguar:



Comece por molhar o cabelo em água morna. Aplique um pouco de champô e massaje suavemente o couro cabeludo, com as pontas dos dedos, mas atenção, nunca junte o cabelo no alto da cabeça, pois embaraça-o. não esfregue demasiado nem durante muito tempo.





Antes de retirar o champô, junte um pouco mais de água e massaje de novo, para emulsionar (se não o fizer, as partículas de sujidade voltam a agarrar-se aos fios quando enxaguar e o cabelo não ficará limpo). Emulsionar o champô ajuda a dar volume ao cabelo.





A seguir vem a etapa mais importante da lavagem. Dela depende o resultado final do penteado e na qual não pode haver atalhos: o enxaguamento. Passe bem o cabelo por água limpa durante 2 minutos. Se deixar resíduos de champô no cabelo, ele ficará ainda mais baço se for seco e ganhará gordura mais depressa se for oleoso.





Se usar condicionador ou amaciador, volte a enxaguar bem durante mais 2 minutos.





Quanto ao tipo de champô, procure escolher sempre o mais suave dentro dos adequados para o seu cabelo, evitando, no entanto, os champôs para bebé, especificamente formulados para cabelos de crianças e insuficientes para um cabelo adulto, por mais frágil que seja. Nos champôs de tratamento também há regras a seguir. Visto possuírem fórmulas com alta concentração de ingredientes activos devem ser usados apenas pelo período de tempo necessário para resolver o problema. Terminado o tratamento, pode ser feita uma manutenção durante algumas semanas, alternando o champô de tratamento com um outro de características neutras, especifico para o seu tipo de cabelo. Para os cabelos secos, ásperos e sem vida, os condicionadores são aliados preciosos. Ricos em proteínas, vitaminas e substâncias reconstrutivas, ajudam a desembaraçar e reparar o cabelo, tornando-o mais brilhante e macio. Alguns retiram-se com água após um tempo de pose, outros não precisam de ser enxaguados. O segredo está em usá-los em pouca quantidade para não deixarem o cabelo pesado.

Sem comentários:

Enviar um comentário